Ética

Esta revista é comprometida com a ética e com a qualidade das publicações. Respeita os padrões de comportamento esperados por todas as partes envolvidas no processo editorial. Nós não aceitamos plágios e outros comportamentos antiéticos, em conformidade com as recomendações da Elsevier e das Best Practice Guidelines for Journal Editors da COPE (Committee on Publication Ethics).

Decisão sobre a publicação: o editor-chefe da revista é responsável por decidir quais textos submetidos serão publicados, sendo guiado pelos critérios da qualidade do trabalho, pertinência temática, devida formatação e respeito às diretrizes éticas das políticas da revista. O editor-chefe pode consultar a equipe editorial e revisores no processo de decisão.

Fairplay: os textos submetidos serão analisados apenas pelo seu conteúdo intelectual, sem que sejam consideradas questões de raça, gênero, orientação sexual, religiosidade, origem étnica, cidadania ou crenças políticas.

Confidencialidade: todos os manuscritos serão tratados como documentos confidenciais, sendo proibido discutir o seu conteúdo com terceiros. A autoria do texto submetido será mantida em sigilo até a publicação, sendo ocultada dos revisores, potenciais revisores e consultores editoriais.

Conflitos de interesse: o editor-chefe deve recusar o uso de informações não publicadas em suas próprias pesquisas e sem consentimento do autor e que possam resultar de conflitos de interesse com autores, organizações e instituições ligadas aos textos. Os pareceristas devem recusar produzir pareceres de textos que de alguma forma indiquem a autoria.

Cooperação em pesquisas: o editor-chefe deve adotar medidas de responsabilidade quando manuscritos ou textos publicados sofrerem denúncias acerca de possível não autoria de um texto.

Contribuição para a decisão editorial:  revisores auxiliam o editor no processo de decisão acerca da publicação através de indicações para a melhoria do texto.

Negativa de revisão: qualquer revisor que se sentir não qualificado para realizar a revisão deverá informar ao editor que não é possível proceder com esta etapa.

Objetividade: os pareceres dos revisores serão produzidos objetivamente e os pareceristas devem expressar seus pontos de vista com base em argumentos.

Reconhecimento da fonte: pareceristas devem reportar a ausência de publicações importantes não citadas no texto e a similaridade com outros textos que tratam do mesmo tema.

Originalidade e Plágio: o autor garante que o texto escrito é original. O plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético e é inaceitável. A revista pode utilizar de programas e outras ferramentas tecnológicas para identificar e garantir que os textos sejam publicados sem plágios.

Autoria: deve ser limitada a aqueles que efetivamente deram contribuições significantes para a produção, formatação, execução e escrita do texto. Os manuscritos não devem ter qualquer identificação de autoria ao serem submetidos.