POR UMA INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO PELO CAMINHO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO DE ATUAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA)

Authors

  • Gisele Reinaldo da Silva
  • Rebeca Costa Silva

Keywords:

Classe hospitalar. Pedagogia hospitalar. Educação e saúde. Legislação brasileira.

Abstract

Este estudo propõe uma equiparação entre o que diz o arcabouço legal brasileiro acerca da pedagogia hospitalar e a ineficiência da oferta de classes hospitalares no Brasil, tornando a realidade discrepante do previsto em legislação, conforme a premissa deste estudo. Esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico acerca pedagogia hospitalar, no tocante às concepções teórico-críticas que norteiem sua prática qualitativa, para, em seguida, propor um estudo de caso pautado em duas entrevistas realizadas com docentes atuantes em classe hospitalar do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a respeito dos desafios e demandas pedagógicas identificadas pelas profissionais no exercício docente. Concluímos que, no Brasil, ainda que as leis sejam consistentes no que tange aos direitos do indivíduo hospitalizado de acesso à educação de qualidade, a prática ainda se apresenta como utópica, haja vista a insuficiência da oferta de classes hospitalares no país, e a timidez de pesquisas com enfoque nesta temática na área da Educação.

Author Biographies

Gisele Reinaldo da Silva

Cursando o segundo doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ, doutora e mestre em Neolatinas pela mesma instituição, pedagogia pela UERJ, formada em letras (português-espanhol) pela UFRJ. Atua como docente em pedagogia no Centro Universitário Carioca, UniCarioca, onde orientou a pesquisa de Iniciação Científica culminante neste artigo científico.

Rebeca Costa Silva

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Carioca, cuja pesquisa de Iniciação Científica originou este artigo científico, sob orientação da professora Gisele Reinaldo. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela FAHE. Atua como pedagoga na Creche Escola Ativa-Idade. Suas áreas de interesse de pesquisa são: Pedagogia Hospitalar, Mediação Docente, Educação Especial.

Published

2022-01-26

How to Cite

Gisele Reinaldo da Silva, & Rebeca Costa Silva. (2022). POR UMA INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO PELO CAMINHO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO DE ATUAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Revista Contemporânea, 2(1), 364–396. Retrieved from https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/88

Issue

Section

Articles