DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO LIBERDADE: O PENSAMENTO DE AMARTYA SEN NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL

Authors

  • Thiago Passos Tavares

Keywords:

Economia. Humanismo. Direitos Humanos. Sociedade. Política.

Abstract

Este artigo objetiva analisar a teoria do pensamento de Amartya Sen sobre liberdade, desenvolvimento humano e bem-estar social em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Diante disto, surge a indagação central do presente estudo: Qual a contribuição da teoria de Amartya Sem sobre desenvolvimento humano e qual a seus fundamentos sobre a liberdade e a promoção de saúde e bem-estar social? A metodologia aplicada a pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionada com o tema como forma de argumentação. Justifica-se a pesquisa pelo estudo da teoria das capacidades e liberdades humanas e sua relação com o desenvolvimento humano e promoção do bem-estar social.

Author Biography

Thiago Passos Tavares

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes em 2020. Pós-graduação em Direito Público Curso de Especialização pela Universidade Estácio de Sá (2017) Pós-graduação em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (2016). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2012). Graduado em Administração pela Universidade Tiradentes (2009). Advogado Autônomo (2017). Participante do Grupo de Pesquisa Direitos fundamentais, novos direitos e evolução social (2017) e membro da Associação Sergipana de Ciências (2018).

Published

2022-01-21

How to Cite

Thiago Passos Tavares. (2022). DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO LIBERDADE: O PENSAMENTO DE AMARTYA SEN NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL. Revista Contemporânea, 2(1), 281–301. Retrieved from https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/83

Issue

Section

Articles