O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

Authors

  • Gutemberg Adrian Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N3-053

Keywords:

Educação à Distância, Professor-Tutor, Tutoria

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no contexto da educação à distância, tendo como norte legal o disposto no artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9394/1996, que regulamenta a modalidade de educação à distância. Com o advento das novas tecnólogas da comunicação e da informação, a internet destaca-se como um meio para a propagação do conhecimento, contribuindo com o aumento da oferta de cursos superiores à distância, cujas características do ensino possibilita o processo de desenvolvimento de autoaprendizagem e autonomia dos alunos, através da mediação dos recursos didáticos. Neste contexto, o papel do professor sobre modificações pois um novo profissional passa a atuar no processo educativo, ou seja, o professor/tutor. Desta forma, considera-se que está temática possui relevância no quadro político e educacional do Brasil, à medida que se verifica que não haverá ensino de qualidade, nem reformas educativas, nem inovações pedagógicas que substituam uma adequada atuação de professores.

References

ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. In: Educação a Distância o Estado da Arte. LITTO, F. M. e FORMIGA, M. (orgs). São Paulo: Pearson Education, 2009.

ANTUNES, C. Novas Maneiras de Ensinar. Novas Formas de Aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999

CASTANHO, S., CASTANHO, M. E. (Org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.

GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.

GOUVEA, G; OLIVEIRA, C.I. Educação a Distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio De Janeiro: Vieira e Lent, 2006.

GUAREZI, R. C. M; MATOS, M. M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009.

KENSKI, V. M. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Coleção TRANS, Ed. 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Coleção TRANS, Ed. 34, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Didática: Velhos e Novos Temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002.

LITTO F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.

NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: Educação a distância o estado da arte. LITTO, F. M. e FORMIGA, M. (orgs). São Paulo: Pearson Education, 2009.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, S. G., ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.

Published

2023-03-10

How to Cite

Oliveira, G. A. (2023). O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA. Revista Contemporânea, 3(3), 2119–2143. https://doi.org/10.56083/RCV3N3-053

Issue

Section

Artigos