DIFERENTES VISÕES DA URBANIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56083/RCV3N3-038Keywords:
Urbanidade, Espaço Urbano, Percepção AmbientalAbstract
A tentativa de entender a urbanidade é um desafio, em consequência das desigualdades entre estudos de abordagem morfológica e pela escassez de sistemáticas pesquisas sobre o objeto de estudo pretendido. Apresenta-se neste artigo diferentes visões e caminhos de pesquisa de diferentes pesquisadores da Urbanidade. Para melhor compreensão os pesquisadores foram organizados em 3 (três) grupos: 1) pesquisadores que entendem a urbanidade com uma qualidade do espaço urbano e como uma crítica principalmente ao urbanismo moderno; 2) pesquisadores que conceituam a urbanidade como algo relacionado à configuração espacial e utilizam como método a Sintaxe Espacial; 3) pesquisadores que entendem a urbanidade mais como algo relacionado às pessoas e o modo como apropriam os espaços urbanos e utilizam diversos métodos, especialmente relacionados à percepção dos usuários.
References
AGUIAR D (2012) Urbanidade e a qualidade da cidade, in D Aguiar, V M Netto (org.) Urbanidades, Folio Digital: Letra e Imagem, Rio de Janeiro, 61-79.
BIENNALE DE PARIS (1980) À La Recherche de l’urbanité: savoir faire la ville, savoir vivre la ville. Première Exposition d’Architecture organisée par la Biennale de Paris. Paris: Academy Editions.
CASTELO L (2007) A Percepção de Lugar, Editora Propar, Porto Alegre.
GEHL J (2006) La humanizacion del espacio urbano: la vida social entre los edifícios, Editorial Reverte, Barcelona.
GEHL J (2013) Cidades para pessoas, Perspectiva, São Paulo.
HILLIER B et al (1983) Space Syntax: a different urban perspective, Architecture Jornal, London.
HOLANDA F (2002) O espaço de exceção, Editora Universidade de Brasília, Brasília.
HOLANDA F (2007) A praga do infinito e a ressurreição do lugar, in C R DUARTE et al. O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo, Contra Capa, Rio de Janeiro.
HOLANDA F (2012) Urbanidade: arquitetônica e social, in D Aguiar, V M Netto (org.) Urbanidades, Folio Digital: Letra e Imagem, Rio de Janeiro, 163-187.
JACOBS J (2000) Morte e vida das grandes cidades, Martins Fontes, São Paulo.
KRAFTA R (2012) Impressões digitais da urbanidade, in D Aguiar, V M Netto (org.) Urbanidades, Folio Digital: Letra e Imagem, Rio de Janeiro, 115-133.
PESCI R (1999) La ciudad de la urbanidad, Fundacion CEPA, Buenos Aires.
RHEINGANTZ P (2012) Narrativas ou traduções da urbanidade, in D Aguiar, V M Netto (org.) Urbanidades, FolioDigital: Letra e Imagem, Rio de Janeiro, 135-161.