Trajectories in health:experiences, challenges andinnovations in the scenario (Vol.01)

ISBN: 978-65-982396-5-7
Editores(as): Wolney Gomes Almeida

Os desafios que circundam a área da saúde em contexto global mostramse cada vez mais relacionais com as transformações que, ao longo das últimas décadas, têm ocorrido tanto nos sistemas públicos quanto privados em serviços de saúde. A universalização do acesso emerge como integrante importante na promoção de uma mudança de paradigma deste acesso e das promoções de qualidade em seus serviços de modo a tornar a saúde um direito de todos/as.

Esta publicação tem como objetivo primordial, debater, problematizar, socializar, e, principalmente suscitar reflexões acerca das trajetórias construídas no campo da saúde, compartilhando experiências, desafios e inovações em um cenário em cujos contextos econômicos, sociais e políticos, ao mesmo tempo que se mostram díspares frente à diversidade instaurada no mundo, também interseccionam a necessidade de promoção de um sistema equânime, inclusivo e universalizante para todo e qualquer usuário de bens e serviços em saúde.

Estudiosos se organizam, nesta obra, como em um movimento que conduza reflexões em cenários de inovações e problematizações de realidades, com fins a potenciar a expansão do acesso e a promover ações inovadoras para adequação do sistema às necessidades de populações vulneráveis ou não, cumprimento as normativas legais do que entendemos uma saúde para todos/as. Portanto, experiências e processos pretéritos e/ou contemporâneos de geração de inovações no cenário da saúde são necessários em divulgação científica que contemplem, formulem, implementem uma dinâmica inovativa com valores sociais na (re)estruturação de serviços promotores de saúde.

Assim, as tensões registradas pela literatura sobre o tema e as problematizações aqui levantadas, geram importantes reflexões que demarcam a área dos estudos em saúde sobre inovações a fim de contribuirmos, como em um fio condutor, para relacionarmos as reflexões que balizam esta obra à sistematizações que podem advir dos desdobramentos de estudos e experiências aqui apresentadas. Nosso delineamento, portanto, não se finda neste volume, no sentido de que queremos com este trabalho provocar movimentos e novas ações inovadoras no contexto da saúde, tornando assim, este fio condutor um instrumento também estratégico para potencializarmos novas pesquisas e experiências outras.

Tendo como pano de fundo o panorama aqui delineado, procuramos articular a reflexão sobre os referenciais teóricos, a difusão e as trajetórias das investigações sobre experiências, desafios e inovações no cenário da saúde, com o desejo de expansão do conhecimento sobre processos inovadores e dos serviços envolvidos com atividades sistemáticas e permanentes de inovação. Desejamos uma excelente leitura, reflexão e provocações aos/às
nossos/as leitores/as.

Ano de Publicação: 2024
Edição: 1
Páginas: 100